A falta de elenco e a incompetência das emissoras de TV

visaotv

Fim e começo do ano são sinônimos de descanso. Na televisão, a situação não é diferente, os apresentadores deixam de fazer seus respectivos programas, e, a partir disso, as emissoras precisam se adequar sem afetar muito o telespectador, e normalmente não conseguem.

Em alguns casos, o programa sai de férias junto com o seu comandante e é escolhido um novo produto para substituir o horário, o que deveras, caso o interino satisfaça o telespectador, é a melhor escolha, como ocorre na ausência do “Esquenta”, na Globo, por exemplo. Outros preferem deixar tudo gravado com antecedência, e quando recebe o descanso, é levado ao ar tudo que é inédito, mas fôra gravado muito antes da data real de exibição, o que pode ser muito perigoso, tendo em vista que a falta de atualização pode deixar estampado que algo foi feito de qualquer jeito porque não havia nada para colocar no lugar, como ocorre com o “Domingo Legal”. Ainda existem situações em que joga-se reprises para o público, o que caracteriza a falta de criatividade e preocupação da empresa em satisfazer seu cliente, colocando algo já ultrapassado para ele, é o caso do “De Frente com Gabi”. Há também aqueles que preferem manter o programa no ar, com um animador diferente no comando da atração, enquanto o titular está ausente, que é ousado, corajoso, e só descobre-se o resultado depois do produto ir ao ar, apesar disso, antes dessa decisão, deve haver muito estudo para definir o substituto ideal do apresentador oficial. 

Fátima Bernardes dá a benção para seus substitutos por duas semanas: Lair Rennó, Ana Furtado e Dan Stulbach

Observando todas as possibilidades acima, e extraindo como foco o último exemplo, da substituição de apresentadores, dois casos merecem maior análise: Primeiro, o “Todo Seu” na Gazeta, brilhantemente comandado há anos por Ronnie Von, teve nas últimas semanas Ione Borges como apresentadora, o que é louvável, visto que Ione é excepcional no comando de palco, tem o “time” perfeito de tudo que faz e dispõe da simpatia do espectador, contudo, para a atração, ela não combina. Ione tem uma voz grave, rouca, que machuca os ouvidos em formatos silenciosos, como é o caso, pouco se fala, não há interrupções entre os convidados, tudo é feito de forma intimista, e o áudio fica mais sensível nessas ocasiões, e quando a loira fala, assusta os tímpanos de quem está do outro lado da TV. Parece bobagem, frescura, mas é desagradável ouvir um som de grande destaque após longa calmaria. Fora isso, Ione seria perfeita para qualquer tipo de atração, assim como é, em quase tudo que apresenta.

A situação mais grave é o do “Encontro”, conduzido por Fátima Bernardes na Globo, foi apresentado em janeiro por Lair Rennó, Ana Furtado e Dan Stulbach, tendo apenas Dan, por incrível que pareça, já que é ator, como destaque. Lair não mostrou a que veio, e Ana foi um caso a parte, se atrapalhou, fez brincadeiras inadequadas, mostrou estar “fora de forma” para a televisão e precisa de uma reciclagem urgente. Claro que a audiência do “Encontro” manteve-se inalterada, pois com ou sem Fátima, o programa dará a mesma pontuação, já que a própria jornalista não soube se adaptar à nova função. 

A lição que fica é que as emissoras precisam aprender a valorizar quem as paga, que é quem as assiste. Não trata-se de um brinquedo, é necessário escolher elenco e ter peças de reposição para imprevistos, mas o que esperar das atuais direções  incompetentes dessas empresas? A resposta é clara e evidente para quem já largou a televisão há muito tempo em busca de outras formas de entretenimento.

“Visão TV”, todo sábado, às 20 horas, no BDI.

@LucasCanosa – BDI

Curta nossa página no Facebook e nos siga no Twitter!

Publicado em 08/02/2014, em Audiência da Televisão, Band, Cultura, Gazeta, Globo, Record, RedeTV!, SBT, TV fechada e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe sua opinião sobre o assunto

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: