SBT não larga o amadorismo

O SBT veiculou durante todo mês passado um comercial anunciando o retorno do “Aqui agora” no lugar da reprise de “Carrossel”, que vinha sendo exibido pela emissora.

No anúncio, escrito a punho por Silvio Santos, encontra-se quase todos os erros possíveis que uma empresa pode cometer. Logo no início, Silvio justifica a retirada da reprise de “Carrossel” do ar porque a trama não deu o resultado esperado por ele. Ou seja, admitiu o próprio fracasso, algo inadmissível. De qualquer forma, existe alguma surpresa nisso? Só o SBT exibe a reprise de um produto de dramaturgia poucas semanas após o término da atração. O público nem sentiu saudade.  Contudo, já que a novela foi colocada no ar novamente, o SBT tinha obrigação de exibi-la até o fim em respeito aos telespectadores que ligavam no canal no respectivo horário. Não foi feito da mesma forma que aconteceu com “Rebelde”, que foi exibido anteriormente há sete anos atrás, por exemplo, e voltou ao ar somente agora. O mandatário SBTista está fazendo sua emissora virar uma “TV a cabo”, cheia de reprises, por sinal.

(Crédito: Roberto Nemanis/SBT)

Depois, por fim é anunciado o retorno do “Aqui agora”. Nos dizeres aparece que Neila Medeiros é a única com capacidade de vencer Datena e Marcelo Rezende na audiência. Sem desmerecer Neila, que é boa apresentadora, mas então quer dizer que todos os outros jornalistas da casa não possuem essa tal capacidade? E que “Carrossel” também não? Aí Silvio desmereceu diversos de seus funcionários, a dramaturgia da emissora e a sua mulher inclusive, que escreveu a trama infantil. Além claro de jogar uma responsabilidade imensa nas costas da âncora do “SBT Notícias”, de modo que caso ela não consiga bater Rezende e Datena no IBOPE, como está acontecendo, ela estará totalmente queimada frente à TV brasileira. Certamente, Silvio não pensou nisso. Silvio também não pensou que ele já tentou voltar com o “Aqui agora” há alguns anos atrás e foi um fracasso na audiência, o público do SBT não está mais acostumado a ver jornalismo na emissora, muito menos o sensacionalista, que é o perfil do programa. O tiro pode sair pela culatra novamente. Diga-se de passagem, as chances que de fato isso aconteça são enormes. Depois de muito alvoroço, Abravanel mudou durante aquela semana o nome do programa mais duas vezes, na primeira, voltaria com o “Boletim de ocorrências” e decidiu por fim, no dia seguinte, que o novo informativo se chamaria “SBT notícias”, é “muita organização”, não é mesmo?

Por último, porém não menos importante, o vídeo em si foi muito mal feito, com um fundo azul e as palavras em branco, sem acabamento ou imagens, simplesmente um comunicado, parecido com aqueles de comerciais de carros no famoso estilo “Não compre carro amanhã, espere semana que vem com a nova promoção”. 

As mudanças constantes retornaram à grade artística do Anhanguera, ninguém mais tem lugar garantido. Christina Rocha perdeu o “Casos de família” diário, que havia sido jogado para as noites de quarta-feira, conseguiu uma boa audiência no horário, e após uma exibição, foi retirado do ar, e depois voltou de novo. Eliana e Celso também sofreram alterações nos seus horários aos domingos, e na semana seguinte, estavam no horário comum, já que Cabrini teve a ilusão de ver o “Conexão repórter” exibido em somente um domingo, em vão inclusive. 

O SBT precisa de um diretor de programação urgente, nos moldes de Eduardo Lafon, que levou a emissora de Silvio à patamares que nunca se viu, batendo de frente com a Rede Globo. Depois da morte de Lafon, Silvio perdeu-se pelo caminho, tropeçou nas próprias pernas e transformou sua emissora em um brinquedo particular. E o resultado disso não poderia ser diferente, o “SBT notícias”, feito às pressas, é um fracasso.

“Visão TV”, todo sábado, às 22 horas, no BDI.

@LucasCanosa

Curta nossa página no Facebook e nos siga no Twitter!

Publicado em 12/10/2013, em Audiência da Televisão, SBT e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe sua opinião sobre o assunto

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: